15 de junho de 2015

Czech Gearhead Tour #2: As Alas Principais do Museu da Škoda em Mladá Boleslav



Hoje a Bigórnia apresenta a segunda parte do Czech Gearhead Tour com uma visita ao Museu da Škoda (Škoda Muzeum), atualmente o principal fabricante tcheco de carros de passeio e um dos pouquíssimos que sobreviveram naquele país. O museu começa a história pelo surgimento da Laurin & Klement ─ entre o final do século XIX e início do século XX ─, autodenominado pelos sobrenomes de seus fundadores e originalmente um fabricante de bicicletas, além de ser também um dos primeiros de motocicletas do mundo e o segundo de automóveis do que se compreende hoje como República Tcheca (naquela época o território era parte Império Austro-Hungáro). Após o fim da Primeira Guerra Mundial e a dissolução do Império Austro-Hungáro, a Laurin & Klement passava a ter nacionalidade tchecoslovaca e também incorporada à Škoda Works (Škodovy závody), o maior conglomerado industrial daquele país.

A maior parte da história dos automóveis da Škoda compreende o período do socialismo, iniciado após o fim da Segunda Guerra Mundial com o Pacto de Varsóvia. O prédio do museu fica localizado ao lado do que parece ser o concessionário oficial da fábrica na pequenina cidade de Mladá Boleslav, a cerca de 50 quilômetros ao nordeste de Praga. A fábrica em si fica a poucos metros de distância dali.




As seções do museu são divididas em quatro partes: Tradição, uma seleção de 6 carros para simbolizar os valores que a marca construiu ao longo de sua existência; Evolução, com 14 carros que mostram a evolução tecnológica ao longo de uma história mais do que centenária; Precisão, exemplificado o processo de restauração de um antigo; e o Depósito, aonde a maior parte da coleção fica guardada, entre diversos protótipos e carros de corrida ─ esta que é justamente a melhor parte do museu estava fechada para visitas no dia em que eu fui...

Há um espécie de "prateleira" com espaço para quatro carros em cada um de seus quatro pavimentos, ao lado da seção Evolução, com diversos carros de competição e protótipos. Como a disposição dos carros se modifica com alguma regularidade, a única saída é contar com a sorte para que modelos mais interessantes estejam mais ao alcance da sua câmera, ou seja, nos dois primeiros pavimentos.


 Os bustos dos fundadores Václav Klement (1868-1938) e Václav Laurin (1865-1930)
acompanhados de seus respectivos resumos biográficos.



Como chegar lá?



Como muitas linhas de trem na República Tcheca estão atualmente em manutenção, que provavelmente deverá durar até o final deste ano (nunca se sabe...), todas as minhas viagens entre cidades foram feitas de ônibus. Da estação Černý Most (também um dos pontos finais da linha B do metrô) em Praga sai a praticamente a cada hora um ônibus em direção ao terminal principal de ônibus (autobusové nádraží) de Mladá Boleslav e vice-versa. A distância entre o terminal e o museu é apenas uma faixa de pedestres; basta sair do ônibus e atravessar a rua que você dará de cara com o prédio.

Não é preciso também comprar o bilhete do ônibus com antecedência; você pode pagar diretamente na mão do motorista. Sendo assim, você pode ir e voltar a hora que lhe convir, a depender apenas dos disponibilidade de ônibus e de funcionamento do museu.






Vamos ao que interessa!



A qualidade de algumas fotos infelizmente deixa a desejar (isso me frustou mais ainda em dias posteriores), mas, de qualquer forma, o que vale mesmo é o registro!


Škoda 450 Felicia (1959)


TRADIÇÃO (TRADITION)

Škoda 860 (1932)

Škoda Octavia Combi Tipo 993C (1964)

Škoda 125 L Tipo 742 (1989)

Škoda Popular 995 Tipo 937 (1939)

Škoda F3 Tipo 992 (1965)

Škoda Lucia F3 (1967)


EVOLUÇÃO (EVOLUTION)

À esquerda, a motocicleta Tipo B (vermelha) e a bicicleta Slavia; à direita, as motocicletas
Tipo CCD Slavia (branca) e Tipo L (vinho com painel do quadro marrom). Todas fabricadas
com a marca Laurin & Klement.

Laurin & Klement Tipo LW (1911)

Laurin & Klement Tipo A (1906)

Laurin & Klement Škoda Tipo 110 (1929)

Laurin & Klement Tipo SG (1913)

Škoda Octavia Tipo 985 (1960)

Škoda Superb 4000 Tipo 919 (1940)

Škoda Favorit 136 L Tipo 781 (1989)

Škoda 1000 MB Tipo 990 (1966)

Škoda Felicia GLXi Tipo 791 (1995)

Škoda Vision D (2011)

Plataforma mecânica do Škoda 420 Popular (1933)


A "PRATELEIRA À PARTE"

Škoda Supersport Tipo 966 (1950)

Škoda 1100 OHC Spider Tipo 968 (1958)

Škoda Spider B5 Tipo 728S (1973)

Škoda 130 LR Tipo 745 (1984)

Škoda Fabia S2000 (2013)

 Škoda 1500 OHC B5 (1970)

Škoda 1000 MB Rallye (1968)

Škoda 1000 MB Kombi Tipo 990 (1963)

Škoda 976 "Karosa" (1956)


PRECISÃO (PRECISION)

Laurin & Klement Škoda 110 (1927)

Škoda 422 Cabriolet (1931)

Plataforma de um outro Škoda 422 Cabriolet

Škoda 430 Cabriolet (1932)

Laurin & Klement Škoda 110 Phaeton (1928)


Enfim, isso é tudo! Ou pelo menos tudo o que eu pude registrar, mas que me deixou mais do que satisfeito. Não tem, é claro, a mesma grandiosidade do Museu Técnico Nacional de Praga (se ainda não viu, confira aqui), mas apresenta uma exibição com recursos multimídias e uma mistura interessante da historiografia da marca com uma esperada veia publicitária. Além disso, há peças que dificilmente serão encontradas fora do museu de um fabricante: carros-conceito, protótipos, estudos, maquetes ou modelos de competição.

O passeio foi ótimo, mas ainda há muito mais por vir! Aguarde o próximo capítulo!

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