13 de abril de 2015

CURTAS BIGÓRNIA - BF 109... trop?

Antes de mais nada, gostaria de apresentar-lhes essa pequena seção do Bigórnia, o Curtas Bigórnia. Basicamente são informações razoavelmente relevantes que rendem pequenos textos. São perguntas que sempre me encucaram e que são facilmente respondidas, comemoração em alguma data especial ou curiosidades&bizarrices. Vamulá.

Em minhas andanças no submundo da internet, sempre me deparei com a denominação "trop" em alguns aviões alemães, mas geralmente ignorava, imaginando que "trop" era o equivalente alemão de "mark" (versão, em português). Exemplificando, um Spitfire MkII significa Spitfire versão II. O problema surgiu quando eu parei pra pensar: BF 109 F-4/trop? Uma versão da versão de um BF 109?

Mais ou menos.

O "trop", como o David chutou quase certo, significa "tropisch" que é tropical em alemão. Esses aviões possuíam filtros na entrada de ar para pousos, decolagens e voos a baixa altitude em regiões desérticas, para proteger o motor de partículas de areia. A menor menor quantidade de ar que entrava no motor significava uma pequena perda de potência, mas lembre-se das tempestades de areia no Saara que você percebe a necessidade dessa troca.

A questão que fica é: o ensino de geografia na Alemanha era bem precário. Eles não sabiam que o clima tropical é diferente do desértico? Ou eles tinham planos para levar sua guerra para o... Brasil talvez?

Piadas a parte, agora eu sei (e você também, viva a cultura inútil) o que trop significa. Avante na vida.

Aparentemente, o BF 109 que está no Museu da TAM em São Carlos não é um modelo trop. O filtro de ar foi adicionado na restauração.
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