Em minhas andanças no submundo da internet, sempre me deparei com a denominação "trop" em alguns aviões alemães, mas geralmente ignorava, imaginando que "trop" era o equivalente alemão de "mark" (versão, em português). Exemplificando, um Spitfire MkII significa Spitfire versão II. O problema surgiu quando eu parei pra pensar: BF 109 F-4/trop? Uma versão da versão de um BF 109?
Mais ou menos.
O "trop", como o David chutou quase certo, significa "tropisch" que é tropical em alemão. Esses aviões possuíam filtros na entrada de ar para pousos, decolagens e voos a baixa altitude em regiões desérticas, para proteger o motor de partículas de areia. A menor menor quantidade de ar que entrava no motor significava uma pequena perda de potência, mas lembre-se das tempestades de areia no Saara que você percebe a necessidade dessa troca.
A questão que fica é: o ensino de geografia na Alemanha era bem precário. Eles não sabiam que o clima tropical é diferente do desértico? Ou eles tinham planos para levar sua guerra para o... Brasil talvez?
Piadas a parte, agora eu sei (e você também, viva a cultura inútil) o que trop significa. Avante na vida.
Aparentemente, o BF 109 que está no Museu da TAM em São Carlos não é um modelo trop. O filtro de ar foi adicionado na restauração.
0 comentários:
Postar um comentário