22 de junho de 2015
Fotos antigas de carros antigos: Moscou, 1991
Na antiga União Soviética, um certo paradoxo estético caracterizava algumas de suas cidades, sendo cada vez mais perceptível nas mais desenvolvidas com o passar do tempo. De um lado, havia a arquitetura brutalista se materializando na forma de construções de vanguarda geralmente faraônicas, que muito embora divida opiniões até os dias de hoje, eram inegavelmente repletas de peculiaridades, ousadia e criatividade. Do outro, uma frota de automóveis que de tão ultrapassados, transformavam ruas e avenidas em verdadeiros museus a céu aberto. Conforme a crise do mundo socialista foi se agravando em meados da década de 80, menos poderia se esperar por modelos novos e atualizações tecnológicas. No máximo, pequenas alterações estéticas ou correções de falhas mecânicas.
Em tempos de dissolução daquele império, a indústria automobilística soviética introduziu ao mercado apenas dois modelos completamente novos (ou pelo menos para aquela realidade): o Lada Samara, lançado no final de 1984 e desenvolvido parcialmente em parceria com a Porsche; e o Moskvitch Aleko, que chegou ao mercado em 1986 e era uma cópia do já defasado Simca 1307 ─ também Chrysler Alpine ou Talbot 1510 a depender do país.
Apesar dos diversos protótipos futuristas desenvolvidos como exercícios de criatividade ao longo daquela época, cuja maioria saiu do departamento de design da AvtoVAZ, em Tolyatti, apenas dois puderam no máximo tangenciar a realidade: o GAZ-3105 Volga, de formas aerodinâmicas, apresentado em 1987 e produzido em pouquíssimas dezenas no início dos anos 90; e o ZIL-4102, apresentado em 1988 como proposta de substituição às versões "atualizadas" do 4104, utilizados somente pelas elites burocráticas.
O futuro do panorama automotivo soviético era tão incerto quanto a situação política do país, sendo assim, só restou aos soviéticos continuarem contando suas poucas e velhas conhecidas opções, até que a abertura econômica na década seguinte proporcionou uma invasão de modelos ocidentais e nipônicos ─ um liberalismo em detrimento de um terrível período de instabilidade em todas as repúblicas agora pós-soviéticas.
As fotos a seguir foram feitas por um suíço que visitou a capital russa em ─ segundo o próprio ─ abril de 1991, aproximadamente apenas seis meses antes da extinção oficial da União Soviética! Ele registrou um pouco do agitado cotidiano de um cruzamento na rua Tverskaya, a mais importante rua radial em Moscou e na época chamada de rua Gorky. Todas as fotos neste post foram tiradas em direção ao Edifício Central de Telégrafos, que atualmente serve como sede para o Ministério da Comunicação e Mídias de Massa da Rússia.
Apesar de se tratar de plena década de 90, uma infinidade de arcaicos Ladas, Moskvitches, GAZ-Volgas, Zaporojets e Latvias ainda eram predominantes nas paisagens urbanas soviéticas. Nem mesmo Škodas, Wartburgs, Trabants, Yugos ou Polski Fiats eram disponibilizados para compensar um pouco a ínfima variedade, tanto é que esses eram praticamente tão improváveis de aparecerem quanto modelos ocidentais. Para quem vivia fora daquele universo, parecia mais uma viagem de volta a pelo menos duas décadas no passado.
Um táxi GAZ-24-11 Volga. À direita, dois ilustres estrangeiros: um Mercedes Classe S (W126) preto, e mais ao fundo, um VW Transporter T3 azul.
Mais outro táxi GAZ-24-11 Volga, desta vez azul claro, ao lado de um VAZ-2102 Jiguli (Lada Combi ou Estate a depender do lugar) "azul-calcinha" e um GAZ-3102 Volga preto.
Um caminhão-baú GAZ-52-01 em um tom de verde militar, seguido de um Mercedes Classe E (W123), outro ilustre forasteiro. À direita, uma infinidade de GAZ-Volgas.
Mais outro caminhão-baú; desta vez um ZIL-130 em tons mais simpáticos. À direita, novamente, uma infinidade de GAZ-Volgas.
Para variar, mais outro táxi GAZ-24-11 Volga. Até aqui, nenhum sinal dos modelos da geração anterior ainda servindo na praça.
Uma perua Moskvitch 2137 em um alegre tom de laranja coberto de sujeira.
O GAZ-31013 Volga preto aparece aqui em destaque. Ao fundo, dois GAZ-24-11 Volga (táxi amarelo e preto), um VAZ-2105 Jiguli (vendido no Brasil como Lada Laika) vermelho, uma perua VAZ-2102 Jiguli bege e um Moskvitch 2140 laranja em estado deplorável.
A van letã RAF-2203-01 Latvia em dois tons (em uma época em que era brega, e não "retrô") e um Lada Niva branco com uma faixa "decorativa" na lateral.
Um Moskvitch 2140 branco completamente imundo e (de novo e novamente...), ao seu lado, um táxi GAZ-24-11 Volga.
Um tróleibus ZIU-682B. Apesar da sujeira (comum à maioria dos carros em todas estas fotos), os pontos de ferrugem são bastante perceptíveis já de longe.
É difícil dizer com qual frequência a frota se "renovava", mas exemplares do GAZ-21 Volga já eram provavelmente escassas àquela altura. O bagageiro no teto desse aqui mostra que sua valentia ainda era desafiada.
O utilitário UAZ-3303 (produzido até hoje) era uma derivação da van UAZ-452 e ambos eram os equivalentes soviéticos da Kombi. Ao seu lado, um VAZ-2107 Jiguli azul.
Mais outro caminhão-baú ─ desta vez um ZIL-130G e em cores mais simpáticas.
O (ZAZ-968M) Zaporojets era o modelo soviético mais acessível, apesar disso não significar de que ele fosse necessariamente o mais popular.
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